Os estudantes precisam de uma entidade que impulsione suas lutas e os represente. Estamos em plena luta contra o aumento das passagens e não vimos nem a UNE nem a UBES fortalecer esse movimento. Hoje, entidades como essas não estão conosco porque escolheram o outro lado para defender: o dos governos e empresários. Na luta contra aumento das tarifas de ônibus e pelo passe-livre a UEP foi a favor do aumento!
A Assembleia Nacional de Estudantes – LIVRE (ANEL) surge dessas lutas e da falta de uma entidade que nos organize. A UNE e a UBES são entidades falidas para a luta. Nessas, não existe independência. Escolhem as negociações de gabinetes ao invés de estarem nas ruas lutando por nossos direitos. Fora isso, só querem saber de ganhar dinheiro com as carteiras de estudantes. Estão querendo o direito de só elas fazerem carteirinhas, para obter mais lucros e restringir nosso direito à meia-entrada. Por isso chamamos todos/as os/as estudantes a conhecerem a ANEL e lutar junto conosco.
O CONGRESSO DA ANEL: UM INSTRUMENTO DE LUTA CONTRA OS ATAQUES AOS TRABALHADORES E JUVENTUDE
Tudo indica que o próximo período será de mais ataques à juventude e aos trabalhadores que já está se concretizando com o corte no orçamento nacional de R$50bilhões anunciado pelo governo Dilma, que está se refletindo na educação e em outras políticas públicas, com o aumento das passagens em várias cidades do país e com a “limpeza” dos lugares que irão sediar a copa e olimpíada. A prefeitura da cidade do Recife já iniciou um processo de retirada dos ambulantes das principais vias. Além da luta cotidiana que nós da ANEL já travamos pela qualidade do ensino público, contra o aumento das mensalidades nas faculdades privadas e pelo passe-livre, outras lutas virão.
O governo Dilma já anuncia uma nova reforma da previdência. Estaremos juntos com os trabalhadores nas lutas por melhores salérios e aposentadoria digna. Depois dos estudantes franceses, gregos, espanhóis, portugueses, argentinos, ingleses, etc., será a vez da juventude brasileira lutar pelo direito de se aposentar junto com os trabalhadores. É a partir das experiências dessas lutas que a ANEL está construindo o Congresso Nacional de Estudantes, que acontecerá nos dias 23, 24, 25 e 26 de junho desse ano, no Rio de Janeiro. Esse Congresso tem o objetivo de reunir estudantes de todo o Brasil para discutir os problemas enfrentados por nós nas escolas e universidade, a falta de acesso a cultura, o problema das opressões, o transporte cada vez mais restrito, entre outras dificuldades, e construir uma pauta que nos ajude a enfrentá-los.
Na reunião do dia 12.02 a ANEL Pernambuco discutiu um planejamento para a participação do nosso estado nesse espaço de grande importância para a reorganização do movimento estudantil brasileiro. Tivemos como uma das pautas a formação de uma comissão para operacionalizar as tarefas de preparação de uma política financeira e na volta às aulas dá o ponta pé para arrefecer o debate sobre o congresso nas universidades e escolas.