sábado, 5 de março de 2011

Carnaval na UFPE: Troça carnavalesca denuncia governo Dilma Rousseff (PT) com irreverência e criatividade


Dil-má, sem aumento eu não aguento!  Este é o tema do carnaval 2011 do SINTUFEPE seção sindical UFPE. Os técnico-administrativos em educação das universidades federal e rural de Pernambuco sairão na troça PELEGO FORA, nesta sexta-feira (4). Ao som de orquestra de frevo, a concentração será a partir das 10h, no estacionamento do prédio da Reitoria da UFPE. Em seguida sairão em desfile até o carnaval da Federal.
Esta é uma parceria das duas seções sindicais do SINTUFEPE. Para divertir os foliões de forma consciente e crítica, a famosa boneca do SINTUFEPE seção sindical UFRPE marcará presença. A boneca Dil-má fez grande sucesso no ato do dia 16 de fevereiro, em Brasília, organizado pelas entidades representativas dos trabalhadores do serviço público federal. O objetivo do sindicato com esta boneca é fazer uma denúncia à falta de interesse do Governo Dilma (PT) de dialogar com os trabalhadores.
Para Lenilson Santana, diretor do SINTUFEPE/UFPE o governo Dilma está dando continuidade ao sucateamento dos serviços públicos, feito de forma mais intensiva pelo governo FHC (PSDB) e garantido por Lula (PT). “Eles querem tirar a responsabilidade do estado perante suas obrigações. É um direito, garantido na constituição, educação, saúde, moradia, entre outros. É preciso denunciar as maldades do governo e exigir soluções que beneficiem a classe trabalhadora, não os empresários e banqueiros”, destacou Lenilson.
Foram várias as declarações do governo federal insinuando os ajustes fiscais e cortes nos gastos públicos. No orçamento de 2011 não existe recurso que garantam aumento salarial ou o aperfeiçoamento da carreira para o funcionalismo público. Por isso, os técnico-administrativos em educação se somam aos trabalhadores do serviço público federal para exigir do governo uma atitude que beneficie a todos aqueles que dependem dos serviços públicos, gratuito e de qualidade. Para garantir esta qualidade os trabalhadores devem ter também qualidade nas condições de trabalho e salários dignos. Este é o enredo do carnaval 2011 dos técnico-administrativos em educação de Pernambuco.
A boneca Dil-má - Foi feita em reverência ao quadro entregue à presidenta dois dias antes da marcha. Romero Britto fez uma brilhante obra de acrílico sobre tela. Segundo noticiado na imprensa, para ele o quadro foi uma homenagem à presidenta Dilma e às mulheres da América do Sul. Este artista plástico é brasileiro, mas mora nos Estados Unidos há 25 anos. O SINTUFEPE/UFRPE também quis homenagear as mulheres trabalhadoras, principalmente em referência ao Dia Internacional da Mulher, mostrando a verdadeira face do governo Dilma. Um governo apenas para os ricos. Esta é a mulher Dil-má. A boneca foi batizada com este nome a partir da ideia do grupo de teatro amador de Pernambuco, Teamu&Cia,  que fez uma apresentação para os trabalhadores da UFRPE numa das atividades da Campanha Salarial 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário