sexta-feira, 6 de abril de 2012

64 não será esquecido!

No dia 31 de março de 2012 alguns militares comemoram 48 anos desde o golpe militar que instauraria a ditadura no Brasil. Para nós, que nos lembramos bem que nada há de se comemorar dessa data, esse dia deve ser lembrado como uma luta pela verdade e punição dos torturadores, e uma memória aos milhares que foram torturados e mortos nessa época.
Muitos de nós que estamos hoje nas universidades e escolas não vivemos esse período da nossa história. Mas não podemos deixar de prestar solidariedade à juventude que lutou pelo fim da ditadura e reinvidicar a abertura dos documentos e punição para os torturadores. Com a Lei da anistia, que veio para livrar os militares de qualquer punição sob desculpa de 'anistiar' também os crimes cometidos por quem resistiu a ditadura, o Brasil não prendeu um torturador sequer.
As vezes essa realidade que contam pra gente nos livros e filmes parece distante, mas não é: a repressão que a tantos perseguiu nos anos de chumbo segue nos dias de hoje, ainda que de um jeito diferente. Nas ruas, a juventude trabalhadora segue sofrendo com a truculência e injustiça policial, os protestos e a organização da juventude continua sendo reprimida;  como foi na luta contra o aumento de passagem em Pernambuco, todxs nós lembramos do massacre de Pinheirinho.
Não vamos esquecer também do espiríto de ousadia e rebeldia que esses anos inspiram. A revolução no Egito, as mobilizações na Europa, aqui no Brasil e no Chile colocam pra nossa juventude essa motivação de luta que tinham os jovens do maio de 68!
Aqui em Pernambuco rolou um ato na UFPE pela verdade onde a ANEL junto com outros setores tocou a campanha pela verdade, liberdade e justiça!
E como bem disse Criolo, a ditadura segue...
Pela verdade,
Pela liberdade,
Pela Justiça!
64 NÃO SERÁ ESQUECIDO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário