quarta-feira, 15 de junho de 2011

Marcha das Vadias


A Marcha das Vadias surgiu no Canadá, após o discurso machista de um policial que tentou culpabilizar as mulheres vítimas de estupro, por segundo ele, elas se vestirem como “vadias”. As mulheres resolveram então sair às ruas para protestar contra a visão machista que perambula pela sociedade. Essa marcha espalhou-se por diversos lugares do mundo, fora o Canadá houve a Marcha na Argentina, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Holanda e Nova Zelândia, aqui no Brasil, já houve em São Paulo, Recife e está marcada uma para Belo Horizonte.
 A primeira marcha reuniu cerca de 3 mil participantes que se vestiram de forma provocativa ou comportada para se colocar contra a cultura machista que responsabiliza as vítimas de estupro e que torna as mulheres mercadorias a serem consumidas.
Aqui no Recife, a Marcha ocorreu dia 11/06 e nós da ANEL (ASSEMBLÉIA NACIONAL DE ESTUDANTES - LIVRE) estávamos lá. O evento divulgado na internet aglutinou mais de 200 homens e mulheres que foram às ruas demonstrar seu repúdio a forma como ainda hoje a opressão se faz vigente em nossa sociedade. A ANEL é contra todas as formas de opressão e vem pautando lutas em todo o país, garantindo debates acerca do tema e assegurando o direito de expressão.
Estamos organizando também aqui em Recife um ato contra o Assédio Moral e Sexual que tem se tornado bastante comum entre os muros da Universidade. Mais um caso foi noticiado na mídia, onde uma estudante e funcionária da UFPE foi agredida por um professor, e até agora não temos nenhum posicionamento da reitoria sobre o assunto. Por isso estamos convocando todas (os) para participarem junto conosco desse ato que vai ocorrer dia 16/06 (quinta-feira) às 10h em frente ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFPE. Pedimos que venham todas (os) vestidas (os) de preto ou roxo para que possamos lutar contra essa naturalização a violência contra a mulher.
            No Primeiro Congresso Nacional da ANEL continuaremos a discutir sobre o tema e fazemos aqui o convite para que você venha construir conosco o Congresso.


SOMOS CONTRA TODA FORMA DE OPRESSÃO!

RUMO AO PRIMEIRO CONGRESSO DA ANEL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário